As competências e habilidades do Engenheiro Agroindustrial Agroquímico são desenvolvidas através de um conjunto de atividades curriculares obrigatórias e optativas, bem como atividades extracurriculares previstas na matriz curricular e estruturadas neste Projeto Pedagógico do Curso. As competências de um profissional de Engenharia são atualmente reguladas pela CNE/CES nº 1/2019 - Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Engenharia – e são elencadas nos itens I a VIII, abaixo, juntamente com as etapas (incluindo as disciplinas) para a consecução de tais habilidades.

De acordo com a CNE/CES nº 1/2019, o curso de Engenharia deve fornecer as seguintes competências gerais:

I - formular e conceber soluções desejáveis de engenharia, analisando e compreendendo os usuários dessas soluções e seu contexto.

Tais habilidades são desenvolvidas ao longo do curso e aprofundadas em disciplinas como “Instalações Industriais”, “Planejamento e Projeto de Instalações Industriais”, “Processos Agroquímicos I” e “Processos Agroquímicos II”. A compreensão do usuário e do contexto é amplamente amparada pelas disciplinas como “Sistemas Agroindustriais”, “Fatores de Produção Agroindustrial” e “Economia e Mercado”.

II - analisar e compreender os fenômenos físicos e químicos por meio de modelos simbólicos, físicos e outros, verificados e validados por experimentação.

Os fundamentos de modelagem dos diversos fenômenos físicos e químicos são discutidos desde os semestres iniciais do curso, tais como as disciplinas de “Física I”, “Física II” e “Física III” e “Físico-Química I” e “Físico-Química II”. De forma mais específica, os fenômenos fundamentais para o projeto de equipamentos e processos químicos serão apresentados nas disciplinas de “Termodinâmica I”, “Termodinâmica II”, “Fenômenos de Transporte I” e “Fenômenos de Transporte II”. As disciplinas de “Síntese, Análise e Avaliação de Processos Agroindustriais”, “Processos Agroquímicos I” e “Processos Agroquímicos II”, dentre outras, discutem os principais tipos de modelos existentes nos processos industriais. Além disso, o ensino baseado em projetos (Project Based Learning, PBL) é empregado em diversas disciplinas (“Síntese, Análise e Avaliação de Processos Agroindustriais”, “Processos Agroquímicos I”, “Processos Agroquímicos II”, entre outras), incentivando-se o uso de modernas ferramentas de programação e de simuladores de processo para a avaliação de processos químicos industriais. O suporte experimental é apresentado na disciplina de “Operações Industriais e Equipamentos para a Agroindústria”, dentre outras.

III - conceber, projetar e analisar sistemas, produtos (bens e serviços), componentes ou processos.

No contexto da Engenharia Agroindustrial Agroquímica, “sistemas, produtos, componentes e processos” podem tanto ser entendidos como elementos pertencentes ao processo de transformação agroindustrial, como podem referir-se à cadeia agroindustrial. Os elementos pertencentes ao processo de transformação agroindustrial tratam de equipamentos, produtos químicos ou alimentares ou soluções tecnológicas para a agroindústria. A cadeia agroindustrial trata de unidades de produção e distribuição de insumos e produtos pertencentes aos complexos agroindustriais (ou os próprios), modelos de negócios ou serviços.  Do ponto de vista da transformação agroindustrial, tais competências são fornecidas por diversas disciplinas do conteúdo profissional do curso, como “Introdução aos Processos Industriais”, “Cinética e Cálculo de Reatores”, “Operações Industriais e Equipamentos para a Agroindústria I”, “Operações Industriais e Equipamentos para a Agroindústria II” e “Instrumentação e Controle”. Já sob a ótica da cadeia agroindustrial, as disciplinas de “Sistemas Agroindustriais”, “Teoria das Organizações” e “Planejamento e Controle da Produção” são algumas das quais fornecem subsídios para o desenvolvimento destas competências. As disciplinas obrigatórias de “Projeto de Conclusão I” e “Projeto de Conclusão II” se somam na consolidação das capacidades de concepção, projeto e análise nas duas frentes.

IV - implantar, supervisionar e controlar as soluções de Engenharia.

Estas competências são desenvolvidas nas disciplinas “Instalações Industriais”, “Planejamento e Projeto de Instalações Industriais”, “Instrumentação e Controle”, “Pesquisa Operacional Aplicada a Agroindústria”, entre outras. A disciplina de “Estágio Supervisionado” proporciona ambiente adequado para a consolidação destas competências.

V - comunicar-se eficazmente nas formas escrita, oral e gráfica.

A comunicação escrita, oral e gráfica é desenvolvida desde o acolhimento do estudante. A produção de relatórios técnicos deve ser incentivada ao longo do curso, tanto em disciplinas experimentais como em disciplinas teóricas. As disciplinas obrigatórias de “Projeto de Conclusão I” e “Projeto de Conclusão II” se somam na consolidação das capacidades escrita e oral. As disciplinas de “Desenho Técnico” e “Planejamento e Projeto de Instalações Industriais” fornecem os subsídios necessários à expressão gráfica esperada para um engenheiro.

VI - trabalhar e liderar equipes multidisciplinares

A matriz curricular do curso estabelece a obrigatoriedade de participação em atividades de formação complementar, as quais são estabelecidas, avaliadas e normatizadas por meio do Núcleo Docente Estruturante do curso. O Campus FURG-SAP dispõe de inúmeras atividades no qual o trabalho em equipes multidisciplinares é estimulado e desenvolvido. Destacam-se ações de política de acolhimento tais como: os projetos de iniciação científica/tecnológica, ensino e extensão, o grupo do Programa de Educação Tutorial Conexões e Saberes-PET, a Empresa Júnior EngerSolution, o SACI (Curso Popular Pré-Universitário) e a Associação Atlética Acadêmica. Há ainda a organização da Semana Acadêmica, a participação no Diretório Central dos Estudantes - DCE e no Diretório Acadêmico das Engenharias Agroindustriais. Portanto, há uma rica variedade de atividades das quais desenvolve-se a habilidade de atuação em grupos multidisciplinares, uma vez que tais ações envolvem, geralmente, estudantes das Engenharias Agroindustriais Indústrias Alimentícias, Engenharia Agroindustrial Agroquímica, Ciências Exatas - Licenciatura, Engenharia de Produção e Administração. Finalmente, no Estágio Supervisionado, há imersão em equipe multidisciplinar no ambiente corporativo.

VII - conhecer e aplicar com ética a legislação e os atos normativos no âmbito do exercício da profissão.

As disciplinas “Controle de Riscos à Saúde e ao Meio Ambiente”, “Direitos Humanos”, “Gestão Ambiental” discutem de forma aprofundada a legislação aplicável ao exercício da profissão de Engenheiro Agroindustrial Agroquímico.

VIII - aprender de forma autônoma e lidar com situações e contextos complexos, atualizando-se em relação aos avanços da ciência, da tecnologia e aos desafios da inovação.

As capacidades são incentivadas ao longo curso, particularmente nas disciplinas do ciclo profissionalizante, as quais os conceitos e fundamentos de ciências, fenômenos de transporte e termodinâmica são utilizados e fornecem aparo para a compreensão, projeto e análise de aplicações tecnológicas, como equipamentos de processo e sistemas de processamentos complexos. Disciplinas que fornecem subsídios para o desenvolvimento destas capacidades são “Cinética e Cálculo de Reatores”, “Operações Industriais e Equipamentos para a Agroindústria I”, “Operações Industriais e Equipamentos para a Agroindústria II”, “Processos Agroquímicos I”, “Processos Agroquímicos II” e “Instrumentação e Controle”. As disciplinas de caráter optativo que tratam de tecnologias agroquímicas, tais como, “Tecnologia de Biocombustíveis”, “Tecnologia de Óleos Vegetais”, “Tecnologia da Madeira”, entre outras, fornecem conhecimento aprofundado quanto aplicações tecnológicas da engenharia agroindustrial agroquímica os quais auxiliam na consolidação dos conhecimentos e na compreensão dos elementos interdisciplinares inerentes ao setor, permitindo acessar e explorar a complexidade dos sistemas agroindustriais nas suas matrizes tecnológica (processo, equipamentos, controles, etc.) e gerencial (legislações, mercados, economia, logística, etc.). Elementos de inovação, desafios na pesquisa e desenvolvimento de processos, produtos e sistemas são explorados também nessas disciplinas, bem como nas disciplinas de “Projeto de Conclusão I” e “Projeto de Conclusão II”.

Naturalmente, as competências e habilidades desenvolvidas ao longo do curso são aprofundadas e consolidadas no Estágio Obrigatório e nas disciplinas que compõe o Projeto Final de Curso.